GRÃO DE AREIA

VII Feira Medieval do Artesão em Belmonte

Posted in Pessoal by Artemisa on 14 de Agosto de 2010

A VII Feira Medieval do Artesão de Belmonte pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objectivo de dar a conhecer, ao público residente e visitante, os hábitos alimentares característicos da Idade Média, através de refeições rápidas e ligeiras, com o enquadramento medieval, onde se pretendem constituir locais privilegiados de negócio, de encontro e de lazer, a que acorriam centenas de pessoas. Bem como artesãos, mercadores, regatões e artificies, provenientes dos quatro cantos do reino de Portugal, que fabricam e comercializam os seus produtos.

Belmonte é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, com cerca de 3 200 habitantes. É sede de um município com 114,56 km² de área e 7 722 habitantes (2006), subdividido em 5 freguesias (Belmonte, Caria, Colmeal da Torre, Inguias e Maçainhas). O município é limitado a norte pelo município da Guarda, a leste pelo Sabugal, a sueste pelo Fundão e a oeste pela Covilhã.

A história da vila remonta ao século XII, quando o concelho municipal recebeu foral de D. Sancho I em 1199.

Belmonte, apesar de situado no interior de Portugal está conotado como poucas regiões portuguesas com os Descobrimentos marítimos Portugueses. Entre as curiosidades que permeiam a história da vila está o facto de que o descobridor do Brasil no século XIV, o navegador Pedro Álvares Cabral, ter nascido em Belmonte.

A comunidade de Belmonte abriga um importante facto da história judaica sefardita, relacionado com a resistência dos judeus à intolerância religiosa na Península Ibérica.

No século XVI, aquando da expulsão dos mouros da Península Ibérica, e da reconquista das terras espanholas e portuguesas pelos Reis católicos e por D. Manuel, foi instaurada uma lei que obrigava os judeus portugueses converterem-se ou a deixarem o país.

Muitos deles acabaram abandonando Portugal, por medo de represálias da Inquisição. Outros converteram-se ao cristianismo em termos oficiais, mantendo o seu culto e tradições culturais no âmbito familiar.

Um terceiro grupo de judeus, porém, tomou uma medida mais extrema. Vários decidiram isolar-se do mundo exterior, cortando o contacto com o resto do país e seguindo suas tradições à risca. Tais pessoas foram chamadas de “marranos”, numa alusão à proibição ritual de comer carne de porco. Durante séculos os marranos de Belmonte mantiveram as suas tradições judaicas quase intactas, tornando-se um caso excepcional de comunidade criptojudaica. Somente nos anos 70 a comunidade estabeleceu contacto com os judeus de Israel e oficializou o judaísmo como sua religião.

Em 2005 foi inaugurado no cidade o Museu Judaico de Belmonte, o primeiro do género em Portugal, que mostra as tradições e o dia-a-dia dessa comunidade.

Entrada da Sinagoga em Belmonte

Apesar de ser um concelho eminentemente agrícola, a Indústria de Confecções tem um peso determinante na sua economia, concumitantemente com outras pequenas indústrias como sejam a pequena metalurgia, construção civil, alimentar, etc., e ainda com algum comércio.

Na agricultura destaca-se a produção de fruta ( maçã, pêssego, nectarina, etc.), cereal ( centeio ), azeite, vinho, etc.; na pecuária a criação de ovelhas e cabras, com a consequente produção de queijo, leite, peles e lã.

O sector terceário, apesar de pouco representativo, é constituído por Serviços Públicos, Bancos e outros Serviços.

Aqui ficam alguns exemplos de como decorreu hoje a Feira.

Tagged with: ,

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nini said, on 7 de Setembro de 2010 at 14:09

    BELMONTE MELHOR TERRA DO MUNDO E ARREDORES CARAGO (L

  2. Daniel said, on 15 de Agosto de 2010 at 17:55

    Sim, Pedro Álvares Cabral de Belmonte🙂
    Já aprendi outra🙂 Obrigada

    • Artemisa said, on 16 de Agosto de 2010 at 13:11

      Aprendemos os dois😉 boa? Beijo

    • Nini said, on 7 de Setembro de 2010 at 14:10

      é sim Pedro Alvares Cabral nasceu em Belmonte, nós temos uma estatua dele no meio da vila… Visita Belmonte, vale a pena :b


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: