GRÃO DE AREIA

25 Anos de Europa

Posted in Notícias by Artemisa on 12 de Junho de 2010

No dia 12 de Junho de 1985, na cerimónia da assinatura da Acta Final da adesão de Portugal (e Espanha) à Comunidade Económica Europeia, realizada no Mosteiro dos Jerónimos, o primeiro ministro, Mário Soares, afirmou que a adesão à CEE representava para Portugal “uma opção fundamental para um futuro de progresso e de modernidade”. Esta opção apresentava-se-lhe como a consequência natural dos processos de descolonização e de democratização permitidos pela Revolução de 25 de Abril de 1974. No mesmo dia, o presidente da República, Ramalho Eanes, considerou que a integração comportava “factores de insegurança e risco” mas, simultaneamente, “era uma oportunidade de mudança”. Estas interpretações do significado da adesão traduziam não só o ponto de vista da maior parte da classe política do momento, mas também o da maioria da população que os mais críticos, ausentes da cerimónia do Mosteiro dos Jerónimos, afirmavam ser desconhecedora ou estar alheada do moroso processo de negociação – iniciado oito anos antes – e das suas consequências. O mesmo, então Presidente da República, Ramalho Eanes disse hoje que “esta Europa é um nada“, que a União é “meramente económica“.

Portugal encontra-se mergulhada numa profunda crise económica e social e pergunto-me se era este o “sonho europeu“. Com certeza que não, mas sempre, a partir do momento em que tive a capacidade de me consciencializar para as suas implicações, que fui uma europeísta convicta e assim contínuo, pois acredito que sós não sobreviveríamos e que a união faz a força.

Acredito que cabe a cada um de nós fazer melhor, dar mais e não ficarmos impávidos e serenos à espera que a situação se resolva por si, apenas criticando, sem muitas vezes o fazermos de forma inteligente. Os nossos governantes são eleitos por nós, portanto são tão responsáveis como nós que os elegemos.

Viva Portugal na Europa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: