GRÃO DE AREIA

Cimeira Nuclear de Washington, 2010

Posted in Notícias by Artemisa on 18 de Abril de 2010

Os grandes instrumentos da remodelação do equilíbrio de forças na arena internacional no pós-guerra fria e da hegemonia norte-americana no Mundo foram a capacidade de projecção de força e a sofisticação crescente do arsenal convencional, e não o potencial nuclear estratégico. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias bélicas e a pressão dos media e da opinião pública amadureciam uma cultura da guerra (“guerra limpa”, paradigma dos “zero mortos”) que repudia as destruições em larga escala e as baixas humanas maciças.

Neste sentido, a comunidade internacional pretende abrir caminho para um controlo do material nuclear (não protegido) num tempo determinado e com um programa de trabalho específico e, foi assim que decorreu, nos passados dias 12 e 13 de Abril, na capital federal norte-americana a “Nuclear Security Summit”, onde quase meia centena de líderes assumiram como seu o objectivo de garantir a segurança dos materiais nucleares vulneráveis, reforçando nos próximos quatro anos os centros de produção ou de armazenamento a fim de impedir o roubo ou a compra de matérias sensíveis. Da cimeira de Washington saiu ainda um compromisso de reforçar os meios da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

O chefe do Governo israelita, Benjamin Netanyahu, decidiu não participar na conferência sobre segurança nuclear, face aos rumores de que o Egipto e a Turquia pretendiam instar o Estado judaico a assinar o Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Estados Unidos e Israel vivem um período de especial fricção diplomática, depois da visita de Netanyahu à Casa Branca no passado mês de Março, onde discutiu com o Presidente norte-americano, Barack Obama, o emperrado processo de negociações de paz israelo-palestinianas.

Este empenho traduziu-se mesmo nalgumas pequenas vitórias. A Ucrânia decidiu abdicar dos seus stocks de urânio enriquecido. A Rússia propõe-se encerrar o seu último reactor de produção de plutónio para fins militares, e russos e americanos prometem reconverter grandes quantidades de plutónio destinado a armas nucleares, dando enfim cumprimento a um acordo de 2000, e entretanto esquecido.

O encontro mais esperado da cimeira foi entre o presidente americano e Hu Jintao, presidente da China, de quem Obama necessitava apoio no sentido de reformar as sanções contra o programa nuclear iraniano. A abstenção da China, enquanto membro permanente do conselho de segurança, poderá determinar a não aplicação de nova sanções ao Irão.

Fonte: Paresh Nath, «The Khaleej Times»

A cimeira ganha ainda relevância por se realizar depois da assinatura do Novo Start entre EUA e Rússia em que os dois países se comprometem a reduzir os arsenais nucleares.

Nem o Irão, nem a Coreia do Norte foram convidados para o encontro.

Fonte: Paresh Nath, «The Khaleej Times»

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Marcelo Oliveira said, on 22 de Abril de 2010 at 00:10

    optimo artigo, sim senhora… importante de salientar é que os tratados actuais só fazem referência às armas nucleares do arsenal estratégico, que, embora sejam preocupantes (mais de 20000) na conjuntura actual são de importância secundária. Na prática, 20000 fazem o mesmo que 200 em termos de dissuasão. Das armas nucleares tácticas, mais pequenas, de utilização localizada e de uso mais controverso, ninguém fala, ficam caladinhos como ratos. Essas continuam bem escondidas da vista e das conversações, no manto dos assuntos de negação plausível.

  2. Fernando Alves said, on 21 de Abril de 2010 at 18:01

    Muito bem Elisa. um olhar acertivo sobre uma temática fundamental nos nosso dias. pena é poucas pessoas se quer ligarem a isso


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: